Saae de Itabira investe na modernização das redes de água e esgoto
Com objetivo de aprimorar os serviços de saneamento no município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do (Saae) de Itabira tem atuado em frentes de trabalho que visam a ampliação e modernização das redes de água e esgoto. Nas últimas semanas, moradores dos bairros Amazonas, Penha e Pedreira puderam ver de perto a atuação das equipes.
No Amazonas, por exemplo, há anos moradores da avenida Ipiranga conviviam com uma rede de esgoto que constantemente entupia e transbordava. Na semana ada, a equipe liderada pelo supervisor de redes e ramais, Neliton Gonçalves Paulino, substituiu cerca de 40 metros de uma rede de esgoto na avenida Ipiranga, trecho compreendido entre as ruas Mato Grosso e São Paulo.
“A rede era bem antiga, de manilha de concreto, e ava no canteiro central da avenida. Isso dificultava a manutenção e há anos causava transtornos à população local. A rede de manilha foi substituída por uma nova, de PVC 150mm, que agora a ao lado do canteiro central”, explicou Neliton Paulino.
Já no bairro Penha, na avenida Carlos Drummond de Andrade, foram substituídos cerca de 56 metros de rede de água. Segundo o líder da equipe que atuou na região, Welington Ricardo da Costa, a correção foi feita entre as ruas Santana e Tenente Cândido Eliziário. No local eram constantes os vazamentos e essa mudança da rede vem para solucionar definitivamente este problema.
Em paralelo à construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Pedreira, o Saae está corrigindo as redes de coleta de esgoto que direcionam os efluentes para a rede de drenagem pluvial do bairro. Nesta sexta-feira (18), a equipe atuou no cruzamento entre a avenida Luís Lott com as ruas Haiti e Juriti. Ao todo, já foram separados cerca de 600 metros de rede.
“A população de Itabira vem crescendo ao longo dos anos e, por isso, se faz necessária a substituição e modernização das redes de saneamento. O PVC é um material menos suscetível a rompimentos, mais leve, com melhor desempenho hidráulico e de fácil manuseio. Buscamos a cada dia novas tecnologias e materiais para solucionar com mais eficiência as demandas do saneamento em Itabira”, comentou a diretora-presidente do Saae, Karina Rocha Lobo.